quinta-feira, 23 de junho de 2011

Para Assinalar o II Aniversário Família Judoca Reuniu Atletas e Familiares


Foi em Maio de 2009 que o Judo, em Góis, deu os seus primeiros passos e para assinalar os dois anos de existência desta tão importante modalidade, os 72 atletas que integram a secção de Judo da Associação Educativa e Recreativa de Góis, seus familiares e alguns convidados, reuniram-se no passado dia 14 de Maio, numa autêntica festa de família, que iniciou com algumas demonstrações judocas e prosseguiu com um lanche convívio, que se estendeu até altas horas da noite.

A Secção de Judo da Associação Educativa e Recreativa de Góis que, habitualmente, conta com o apoio dos familiares dos atletas, Bombeiros de Góis, Enfermeira Isabel Afonso e médico Manuel Enéscio Gama, tem tido ainda o imprescindível apoio do Clube Millennium BCP, da Junta de Freguesia de Góis e da Câmara Municipal de Góis.
Durante as comemorações do segundo aniversário, após a apresentação de todos os atletas, que decorreu no pavilhão gimnodesportivo de Góis, os pais foram chamados para uma mega aula, onde os filhos, com apenas meia dúzia de técnicas derrubaram os mais velhos, tornando-se o orgulho dos seus progenitores, num momento que também pretendeu ser o reconhecimento pela grande ajuda que os pais dos judocas têm dado à Secção de Góis.
Mas... como o judo é uma modalidade para filhos, pais e avós, os mais velhinhos também presentearam todos os presentes com uma demonstração das técnicas que muito bem têm aprendido.

Apresentando a forma como esta modalidade pode ser útil no dia a dia e realçando algumas técnicas de auto defesa, foi ainda simulada uma situação de conflito escolar, onde as jovens, se conseguiram defender, sem magoar os adversários, dominando-os e saindo de uma situação que poderia ser perigosa, sem necessidade de recorrerem à ajuda de ninguém.
Na presença da presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira,
teve lugar o momento alto do dia, que integrou o reconhecimento dos atletas que estiveram presentes em campeonatos nacionais e torneios internacionais, bem como, a atribuição de cintos mais graduados aos atletas que se têm distinguido, fruto do esforço e treino que este têm desenvolvido.
Graciano Rodrigues, o braço direito do Mestre Raul Valente e grande impulsionador do judo em Góis, também viu o seu trabalho reconhecido, pela “família Judoca”.
Os atletas atribuíram ainda algumas lembranças ao Mestre Raul, bem como, à sua esposa, Anabela e aos seus filhos, Diana e Bernardo, pelo empenho e dedicação que sempre têm nutrido por esta causa.
Conforme palavras do Mestre Raul Valente “tem sido um orgulho muito grande ver este Clube crescer com o apoio dos pais, tornando-se numa mega família”, com grandes vitórias alcançadas e que se sagrou, inclusive, a nível nacional.
Para o futuro, nomeadamente a curto prazo, existem já grandes planos: a participação no Torneio do Beira Mar, um estágio a realizar em Góis, que irá acolher 30 atletas portuenses, a participação num estágio, em Lisboa e no campeonato nacional de seniores, também a realizar em Lisboa, entre outros. O mestre do Judo de Góis informou ainda que estão a ser encetadas diligencias no sentido de que o Campeonato Internacional Feminino venha a ser realizado em Góis.
Falando dos 72 atletas que integram o Judo, o mestre acrescentou que é uma modalidade para todas as idades e exemplificou, que o Sr. Virgílio Pinto é o mais idoso, contando 48 anos e que apenas com 3 anos, o Judo de Góis conta com o João, o Manuel e o Martim, continuando receptivo a todos os que se queiram associar a esta modalidade, independentemente da sua idade.
Refira-se que, os treinos são divididos em três aulas, sendo que, às segundas e quartas treinam os jovens até aos 13 anos e às terças e quintas treinam os atletas com idade superior a 13 anos. Para cumprir tão gratificante missão, Raul Valente conta já com a ajuda das judocas Diana Valente e Teresa Rodrigues, que, sempre que é necessário, vão apoiando o mestre, não esquecendo todos os judocas que primam por ensinar e auxiliar os seus colegas, alcançando um excelente trabalho de equipa que tem ajudado a tornar o Judo nessa “Mega família”.
A encerrar este importante momento de reconhecimentos, a presidente da Câmara Municipal de Góis, defensora de uma política multifacetada onde o desporto também é essencial para o desenvolvimento local, continuou a alegar que, dentro das possibilidades, a autarquia continuará a apoiar a Secção de Judo, tal como ainda fez recentemente, a quando da deslocação de alguns atletas ao Funchal.
A terminar o programa comemorativo e uma vez que o dia era de festa, a família judoca deslocou-se para o Parque do Cerejal onde não faltou o comer, algumas diversões e um salutar convívio, que acabou por se traduzir num momento inesquecível.
In Varzeense